Cálculo de gastos de gasolina

O cálculo de gastos de gasolina é muito útil para conseguirmos avaliar corretamente qual a maneira mais barata e confortável de nos locomovermos no dia a dia, ou viajarmos, por exemplo.

É comum acharmos as passagens de ônibus e metrô caras, mas quando descobrimos o quanto gastamos com combustível (ainda sem contar estacionamento, seguro do veículo, manutenção, dentre outros), elas podem passar a ser vantajosas. Para isso é preciso conhecer exatamente como se faz o cálculo de gastos de gasolina.

É simples! Divida o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros necessários para encher o tanque (km / litros).

Por exemplo:

Na sua última visita ao posto de gasolina, você encheu o tanque. Para controlar quantos quilômetros você andou, zere o marcador de quilometragem. Se o seu carro não der essa opção, anote com quantos quilômetros seu carro está.

Na sua próxima visita ao posto de combustível, encha o tanque novamente. E agora, veja quantos quilômetros andou e divida pelo número de litros abastecidos.

Supondo que andamos 700km e foram necessários 50 litros para abastecer. Dividimos 700 por 50, chegando no número de 14 km/l. Ou seja, para cada litro, ou R$2,50, andamos 14 quilômetros.

Perceba, porém, que os gastos são diferentes na estrada e na cidade. Faça um  cálculo de gastos de gasolina para cada situação.