Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Caixa eletrônico

 

Quem tem conta em banco com certeza já conhece o sistema de caixa eletrônico. Para quem está começando sua vida financeira, aqui vai uma explicação.

O caixa eletrônico está à disposição dos correntistas que possuem cartão de saque. Ao abrir uma conta, um dos serviços não tarifados é o fornecimento deste cartão que dá acesso aos locais de autoatendimento, ou seja, onde pode-se usufruir dos serviços bancários praticamente a qualquer hora sem precisar ir ao guichê.

Munido de cartão e senha, dependendo do banco e dos serviços oferecidos, você pode não somente sacar dinheiro de sua conta corrente, como também verificar saldo, retirar extratos, fazer depósitos, transferências entre contas e até mesmo pagamentos, tudo isto eletronicamente.

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje em dia é possível sacar dinheiro sem problemas até mesmo no exterior, em moeda local. Enquanto o cartão normalmente não custa nada, o saque pode ter uma tarifa um tanto salgada, dependendo da instituição onde se tem conta, do tipo de conta corrente e do caixa eletrônico escolhido para a operação. No Brasil, os terminais do chamado “Banco 24 Horas” costumam cobrar tarifas de saque independentemente do banco de origem ou do tipo de conta. Consulte seu banco para não ter surpresas na hora de sacar.

Os caixas eletrônicos apareceram pela primeira vez já no final da década de 30, mas não foram muito bem aceitos pela população, voltando a aparecer somente na década de 60. A partir de então, o ato de sacar dinheiro com cartão veio integrando-se à vida diária da população mundial, e hoje em dia ninguém vive sem ele.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play