Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma empresa do governo. Ela é utilizada como ferramenta de gerenciamento econômico do país.

O objetivo principal da Caixa nunca é o lucro, mas a defesa e a proteção dos interesses públicos. Além do financiamento ao investimento, a Caixa Econômica Federal atua em áreas diversas, como a habitação popular, a Previdência Social e a integração social. Tem um papel muito importante no financiamento de obras públicas, sendo um grande aliado de governos estaduais e locais para realização de obras como saneamento básico.

A Caixa tem também um papel muito importante no apoio à cultura, através da Caixa Cultural, e no patrocínio de atividades esportivas, como o futebol e lutas olímpicas.

Para as pessoas que necessitam de apoio para seus projetos, há o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, créditos para habitação, crédito auto e crédito para realizar aquela viagem tão sonhada.

Quem pretende poupar ao invés de investir conta com a Poupança Caixa, que inclui vários tipos de facilidade, desde a Isenção do Imposto de Renda até a remuneração mensal. Um dos serviços on-line mais interessantes para as empresas é a possibilidade de licitar no Pregão Eletrônico.

A Caixa Econômica Federal é o banco em atividade mais antigo do Brasil, tendo sido fundado pelo imperador D. Pedro II, em 1861. Desde o início, assumiu suas funções como banco público e instrumento do governo federal, com preocupação especial pelas finanças pessoais das classes mais desfavorecidas. Hoje, é o maior banco público da América Latina.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play