Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Boletos

 

Presente na vida de toda família brasileira, os boletos são títulos de cobrança referentes a algum produto adquirido ou serviço prestado e que podem ser pagos em qualquer agência bancária do Brasil, além de Casas Lotéricas, agências dos Correios, internet banking e supermercado. Isso até a data do vencimento.

Depois da data de vencimento, o título fica suscetível à cobrança de multas e moras. Os boletos contêm uma série de termos. Veja:

– Sacado: pessoa que vai pagar o boleto;

– Cedente: emissor da cobrança (é quem receberá o valor cobrado);

– Vencimento: data de vencimento do título;

– Valor do Documento: indica o valor a ser pago até a data de vencimento.

Esses são os principais pontos que interessam às pessoas. Por isso, assim que receber algum em casa, confira as informações.

Se você tem um ou mais títulos que demandam pagamentos, é primordial destacar todas as informações, especialmente o valor, em planilhas de gastos. Ao proceder desse jeito, você pode controlar melhor a entrada e a saída de rendimentos e assegurar que o valor total de suas fontes de renda consiga suportar as despesas.

Caso esteja com algum de seus boletos em mãos, observe outros campos. Mas em princípio, atenha-se aos tópicos citados acima (sacado, cedente, vencimento e valor do documento).

Vale lembrar que todo título emitido no Brasil precisa ter código de barras e a linha digitável (quando o código de barras apresenta problemas, é esse número que terá de ser informado no caixa eletrônico ou na boca do caixa).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play