Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Boa Vista

 

O Banco Boa Vista, fundado pela família Lineu de Paula Machado, tem mais de 100 anos de história no mercado financeiro nacional. O banco não resistiu à abertura econômica da década de 1990 e, perdido em meio à entrada em massa de instituições financeiras internacionais no Brasil, entrou em colapso financeiro. Em 1997, foi adquirido por um consórcio luso-franco-brasileiro, formado pelo grupo português Espírito Santo Financial Group e o conglomerado parisiense Crédit Agricole, em uma operação que contou com o apoio do empresário brasileiro Monteiro Aranha.

Contudo, os novos controladores não conseguiram êxito na missão de transformar o banco em uma instituição lucrativa (mesmo com a injeção de mais de R$ 1 bilhão) e, por consequência, o banco foi novamente vendido em 2003. Desta vez, para o Grupo Bradesco.

A venda da instituição para o Bradesco, por cerca de R$ 950 milhões, remodelou a situação financeira do banco. Com a operação, o Bradesco incorporou ao seu patrimônio 73 agências da instituição centenária. A maioria delas está localizada no Estado do Rio de Janeiro.

O Bradesco usou a aquisição do banco carioca para ampliar suas operações ligadas ao segmento do chamado “varejo de massa”, ou seja, concessão de crédito consignado em pequenos valores à pessoas físicas, com o objetivo tirar do vermelho  famílias endividadas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play