Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

BM&FBovespa

 

No café da manhã, almoço ou jantar, é comum ligar a TV enquanto a família realiza sua refeição. Essa prática, antigamente incomum, mas hoje habitual, permite que as pessoas acompanhem notícias dos mais variados fins, de cultura a esporte, de política a economia. Certamente, você já deve ter observado o quão estressante é a BM&FBovespa e, caso não entenda nada do que aquelas pessoas fazem lá ou por quê, sinta-se convidado para saber um pouco mais aqui.

A BM&FBovespa é uma companhia de capital nacional, cuja formação ocorreu em 2008 depois da efetiva integração de operações da Bolsa de Mercadorias & Futuros e da Bolsa de Valores de São Paulo. É considerada a principal instituição a desenvolver processos e diversas operações no mercado de capital brasileiro; dispõe, ainda, mecanismos para empresas fazerem a negociação de seus títulos, ações e afins, além de envolver as commodities agropecuárias (culturas que possuem próprio valor e são negociadas globalmente).

A instituição, assim sendo, desempenha várias atividades para ajudar pessoas a investirem em ações e, quem sabe, rentabilizarem ganhos na medida em que uma companhia em que investiram dinheiro é valorizada.

Quem tem grana sobrando e não sabe exatamente o que fazer, ou se você é apenas um curioso que gosta de aventuras, pode participar dos programas de educação desenvolvidos pela BM&FBovespa. Depois dos principais ensinamentos apresentados, o investidor acaba conhecendo o mercado global, o que pode lhe ajudar a entender porque uma empresa valoriza ou desvaloriza e até porque investimentos são o que impulsionam a economia brasileira.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play