Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Benefícios

Faz parte da vida do cidadão trabalhador estar informado sobre os benefícios que tem direito. Afinal, um membro integrante ativo da sociedade merece ser recompensado por seu esforço e participação na construção e desenvolvimento de um país. O Governo reconhece esta atividade, e oferece ao trabalhador diversos benefícios e vantagens através do Ministério da Previdência Social, o órgão nacional encarregado de administrar as contribuições. Enquanto o trabalhador paga, o aposentado recebe, e assim alternam-se os turnos na manutenção de uma vida digna aos cidadãos. Além dos aposentados, é preciso pensar também nas pessoas inválidas ou deficientes, doentes ou que foram deixadas por cônjuges trabalhadores, além daqueles que perderam seu trabalho involuntariamente.

O primeiro e mais conhecido dos benefícios garantidos ao trabalhador é a aposentadoria, seja ela por idade, por tempo de contribuição, por invalidez ou especial. A Previdência Social também confere auxílios, como no caso de acidente com sequelas, por doença ou reclusão, garantido aos dependentes do segurado no caso de prisão.

Às mulheres trabalhadoras é dedicado o salário-maternidade, mais um dos benefícios da Previdência Social, pago durante 120 dias ao redor do nascimento de uma criança. Em 10 de janeiro de 2013, a Portaria Interministerial nr. 15 determinou o pagamento do salário-família, um benefício para ajudar aqueles trabalhadores que recebem até R$ 971,78 por mês a educarem seus filhos de até 14 anos de idade. O último dos benefícios listados no site da Previdência Privada é o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – LOAS, pago a idosos com mais de 65 anos e deficientes incapazes de prover o próprio sustento.