Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Beneficiário

 

Poupar é o melhor jeito de garantir futuro mais tranquilo para você e sua família. Antigamente, as pessoas pensavam na poupança como melhor meio de investimento, mas, atualmente, esse não tem sido o mais indicado para cidadãos com ganhos baixos, dados os índices de rendimento. Está cada vez mais em alta a previdência, que pode ser feita de forma avulsa e com mais de um beneficiário.

Para quem não sabe, beneficiário é o titular do plano, aquele que injeta todo o mês X reais esperando conquistar um bom rendimento e ter uma boa graninha quando decidir, ou não, encerrar o plano.

É possível tanto realizar planos particulares ou então contar com a modalidade oferecida pelo governo brasileiro. Não é qualquer um que pode ser um beneficiário titular; deve ter idade igual ou superior a 18 anos.

Todo plano tem seus segurados (beneficiados), que são divididos em duas categorias: comuns – empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso –, ou seja, pessoas que ou têm registro em carteira de trabalho, ou têm como comprovar tais atividades; e individual, a qual é composta de autônomos, equiparados, pessoa jurídica e empresários.

A qual categoria você pertence?

Independente de qual esteja fazendo parte, é importante saber que ter um plano ou então sofrer recolhimento de um dado valor para a máquina pública proporciona um futuro melhor, deixando você e sua família mais seguros e com benefícios garantidos, como aposentadoria ou recolhimento do investimento após certa idade (no último caso, para planos de caráter particular).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play