Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Bandeira

 

A economia brasileira está bem melhor, hoje, do que há cinco anos, tanto que muita gente já teve oportunidade de sair mais de casa, comprar roupas novas com mais frequência e eletroeletrônicos e eletrodomésticos que antes ficavam apenas no sonho. Para situações como essas há vários meios de pagar, e o mais comum, atualmente, é por meios de cartões de crédito ou de débito. Cada dinheiro de plástico, como é chamado, possui uma bandeira.

Você sabe o que é isso?

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), bandeira é uma determinada instituição (ou empresa) que autoriza o uso de sua marca e tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Uma dada marca, por assim dizer, aparece estampada nos cartões e nos estabelecimentos credenciados(em placas, adesivos etc).

Pegue seu cartão de crédito e/ou débito. Qual marca você vê? Visa, Master Card, American Express, Elo ou outra não listada? Pois é, isso é a bandeira do cartão. Portanto, quando estiver com fome e não tem cédulas no bolso, mas sim o dinheiro de plástico, primeiro observe se o restaurante aceita a empresa responsável por intermediar o pagamento.

Ao término da refeição, você vai poder pagar sem ter o receio de que o cartão não será aceito por ser incompatível com o pedido pelo estabelecimento.

Entendeu tudo? Bem, não tem segredo e não há como errar ao passar o seu cartão. Você não precisa, necessariamente, ter uma conta em banco para portar um.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play