Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Auditoria

Auditoria é o exame detalhado das atividades desenvolvidas em uma empresa, realizado em diversas fases de sua existência, com objetivos distintos, mas sempre visando a otimização do seu funcionamento. O objetivo de uma auditoria no período de implementação de um setor, por exemplo, é verificar se as medidas iniciais foram cumpridas e se estão sendo eficientes. Para cada setor, uma auditoria especializada: recursos humanos, sistemas, qualidade, contábil ou de demonstrações financeiras. Principalmente no que diz respeito às finanças de uma empresa, auditorias regulares são muito importantes para garantir a saúde financeira do negócio. Somente uma análise global detalhada possibilita a avaliação das atividades realizadas em determinado período, se elas estão acontecendo em concordância com as metas propostas ou não.

Uma auditoria pode ser de dois tipos: interna ou externa. No caso da primeira, a auditoria é realizada por um funcionário da própria empresa, que monitora e avalia os controles internos. Já a auditoria externa é efetuada normalmente por uma pessoa que não possui vínculo empregatício com a empresa a ser auditorada. Estes profissionais precisam ser certificados por instituições oficiais, e seu trabalho deve acontecer segundo as normas rigorosas de cada país.

Após o trabalho de monitoramento, os auditores apresentam os chamados Achados de Auditoria, ou seja, fatos objetivos, baseados na documentação avaliada, que apontam para deficiências encontradas na empresa auditada. Estes Achados devem ser compreensíveis e convincentes a pessoas leigas e estranhas ao processo, devem mostrar a relevância do fato e também amparar as conclusões e recomendações da auditoria em questão.

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