Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Ativos

“Ativos” é uma expressão primordial para a compreensão da saúde financeira e patrimonial de uma empresa.

Termo comum à contabilidade e mercado financeiro, os ativos dizem respeito a todos os bens, créditos, valores mobiliários e imobiliários, além dos direitos e todas as outras formas patrimoniais que uma companhia é capaz de angariar ao longo de seu período de atividade.

Do ponto de vista da contabilidade, este conceito é imprescindível para a realização da escrituração do balanço patrimonial de uma companhia. Para quem não está muito familiarizado com a terminologia, os balanços são demonstrações destinadas a declararem, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da Entidade em um determinado período (esta técnica de escrituração divide os bens, direitos e obrigações de uma corporação em “ativos” de um lado e “passivo+ patrimônio líquido”, do outro).

Ainda usando a concepção do ponto de vista contábil, existem, basicamente, dois tipos de ativos, o circulante e o não-circulante. O primeiro diz respeito a todos os bens e direitos disponíveis imediatamente à companhia, tais como os valores em caixa, contas a receber no curto prazo, estoques, etc. Já o não-circulante indica todos os bens e direitos disponíveis a partir de 360 dias (caso dos investimentos de longo prazo e terrenos).

No mercado financeiro, o conceito não é muito diferente, embora possua alguns pequenos diferencias interpretativos (considerado, grosseiramente falando, as diversas aplicações ou direitos pertencentes a uma determinada pessoa física ou jurídica).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play