Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Arbitragem

A arbitragem é uma estratégia muito comum nos mercados financeiros e que pressupõe a existência de preços diferentes para um mesmo ativo que seja comercializado em diferentes praças. Embora seja uma operação complexa e difícil de ser realizada pelo cidadão comum, a arbitragem é uma operação que visa o lucro sem riscos ou com baixo nível de exposição.

Tecnicamente, a arbitragem é simplesmente uma operação de compra de valores mobiliários em uma determinada praça. A operação é feita com o objetivo de vendê-los em outro mercado por preço mais elevado. Assim, esse tipo de estratégia se beneficia da presença dos mesmos ativos em diferentes praças, bem como da flutuação de preços que este possa vir a sofrer em cada economia.

Embora pareça um conceito difícil de entender, a arbitragem é fácil de ser compreendida. Um exemplo muito comum desse tipo de estratégia é a compra de moeda estrangeira em um determinado país (por exemplo, compra de dólares no Brasil, beneficiando-se do câmbio favorável) com o objetivo de vendê-los, mais adiante, na Europa, onde o câmbio aponta uma valorização da moeda norte-americana. Importante salientar que essa técnica de lucro com as flutuações dos câmbios das economias mundiais não é nada simples de ser feita, pois tem de haver uma certa “sincronia” nos movimentos macroeconômicos mundiais (em função da globalização).

Essa estratégia também pode ser realizada na bolsa de valores (chamada “bolsa a bolsa”), cujo objetivo é comprar um ativo em uma bolsa para vender em outra, a preços mais altos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play