Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Aposentadoria integral

Chegando perto do encerramento das atividades profissionais, uma preocupação natural é se vamos receber a aposentadoria integral ou não. Como saber antes que seja tarde qual é o tipo de benefício que irei receber?

Existem basicamente quatro tipos de aposentadoria: por idade, por invalidez, especial e por tempo de contribuição. Falaremos agora desta última, que apresenta-se nas categorias de aposentadoria integral ou proporcional. Para receber a aposentadoria integral, o trabalhador precisa comprovar que contribuiu para a previdência social por 35 anos, no caso dos homens, e no das mulheres, por 30. Além disto, é preciso ter cumprido o período de carência, cujo valor é diferente dependendo da época de inscrição: quem começou a pagar a partir de 25 de julho de 1991 precisa comprovar 180 contribuições mensais. Se a filiação é de data mais antiga, é preciso conferir a tabela progressiva, disponível no site da Previdência, para saber qual o tempo de carência para receber a aposentadoria integral. Um detalhe: não é preciso parar de trabalhar para receber a aposentadoria por tempo de serviço.

O requerimento deve ser feito através da Central 135, do portal da Previdência Social na internet ou pessoalmente nas Agências da Previdência Social. Você vai precisar dos seguintes documentos: Número de Identificação do Trabalhador (NIT), um Documento de Identificação (Carteiras de Identidade, de Trabalho ou da Previdência) e seu CPF. Quem prestou serviço militar pode incluir o período apresentando o Certificado de Reservista.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play