Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Aporte inicial (ou aplicação inicial)

 

Todos os brasileiros deveriam ser responsáveis financeiramente, ter uma educação nesse sentido que lhe permitissem, no decorrer da vida, não passar por dificuldades, mesmo em situações adversas. Para ajudar existem diversos fundos de investimento, sendo um deles a previdência privada. Está interessado em fazer uma para você e sua família e não sabe por onde começar? Em primeiríssimo lugar, é importante ter um valor de entrada, que é o aporte inicial(ou aplicação inicial).

Para você entender, aporte é um termo usado por um investidor quando adere a um plano desse tipo.

Esse aporte inicial(ou aplicação inicial) não precisa ser alto. Tudo vai depender do plano escolhido, mas um custo mínimo geral entre a maioria das empresas do setor é R$ 25. No mês seguinte e nos subsequentes a quantia pode variar de acordo com a sua vontade, mas o importante é sempre depositar um valor igual e aumentar na medida em que sua vida financeira fique melhor.

Esse tipo de investimento é basicamente igual aos descontos de INSS da folha de pagamentos de um trabalhador com carteira de trabalho assinada, com a diferença de que não é obrigatório; você adere se quiser, mas é uma segurança a mais para você e sua família.

Agora que você já sabe o que é aporte inicial(ou aplicação inicial), está confiante para investir parte de sua renda a fim de garantir um futuro melhor? Sendo a sua resposta positiva, compare todos os disponíveis do mercado para ter a certeza de qual escolher, ok?

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play