Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Apólice de seguros

Ter carro, apenas isso, não basta. Todos devem saber que ele gera custos além da parcela do financiamento, do imposto (IPVA) e de taxas como inspeção veicular (para quem mora na cidade de São Paulo). Com a onda de violência, que incluem roubos e furtos, ter veículo assegurado é essencial para evitar prejuízos e garantir que numa colisão, por exemplo, seja possível o ressarcimento a todos.

O documento que rege várias disposições em um carro assegurado é a apólice. Trata-se de uma lista de critérios formalizados escolhidos pelo motorista, dentro do que a seguradora pode oferecer.

É também um contrato que indica o bem assegurado (pode ser casa também, ou qualquer outro item que não o carro). Quem tem direito de usufruir o seguro, quais garantias estão contratadas, o valor pago pelos itens da apólice (chamada de prêmio), o prazo de vigência do documento, entre outras questões.

Uma apólice contempla cobertura indenizatória que pode ser total ou parcial. Imagine que você bateu de frente em uma árvore e o seu veículo teve perda total. Você consegue, dependendo de algumas condições particulares do contrato, resgatar o valor do carro de acordo com a tabela FIPE e adquirir outro.

Pode acontecer alguma situação de você bater em outro veículo e ser constatado que o erro foi seu. Caso o documento tenha algo como “seguro contra terceiros”, dependendo do conserto do veículo alheio, você terá apenas de pagar valor de franquia (pagamento de parte do serviço – a outra parte é de responsabilidade da seguradora).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play