Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Anuidade (ou taxa) do cartão de crédito

Quando falamos em finanças logo pensamos em economias. É taxa disso, daquilo; é imposto sobre compra de um produto pela internet. São tantos gastos pra cá e pra lá que economizar, hoje – para sobrar dinheiro para investir – é para pouquíssimos. Quando recebemos um envelope dos Correios com alguma cobrança o humor geralmente muda, em especial quando falamos de anuidade(ou taxa de) do cartão de crédito.

O valor cobrado é tido como inútil por muita gente, pois não retorna nada para o consumidor; muito pelo contrário, tira dele. A anuidade(ou taxa de) do cartão de crédito não aparece logo à primeira vista na conta. Quando você ativa seu cartão, apenas um ano depois do primeiro uso é que é feita a cobrança.

Geralmente, o valor pedido pelo banco não é informado ao consumidor imediatamente. Não é difícil encontrar pessoas pela internet insatisfeitas em fazer o pagamento de algo que, teoricamente, não serve pra nada.

É importante saber que não precisa pagar a tal anuidade(ou taxa de) se não quiser. O melhor jeito é ir atrás de bandeiras que não cobrem essa tal manutenção, ou se você não quer dispensar o dinheiro de plástico, é válido negociar a taxa da anuidade. Muitos bancos cedem nesse sentido para, obviamente, conquistar o cliente. Basta um pouco de boa vontade de ambos os lados que dá tudo certo.

De acordo com o Banco Central (BACEN), a anuidade é o valor cobrando pela bandeira pela disponibilização ao cliente da rede de estabelecimentos afiliados(serviços, bens etc).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play