Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Ano Fiscal

O conceito de ano fiscal é comum em muitos países, embora o período possa variar de acordo com o entendimento de cada nação. Para fins didáticos, podemos conceber o ano fiscal como o período em que são contabilizadas as contas de um ente público ou privado (o termo, geralmente, se refere às contas públicas) e não necessariamente coincide com o ano-calendário.

No Brasil, por exemplo, o ano fiscal é idêntico ao ano-calendário, ou seja, diz respeito às obrigações fiscais assumidas de janeiro a dezembro. Entretanto, existem nações e/ou empresas que utilizam outras referências para apurar suas receitas e despesas, caso da companhia norte-americana Microsoft, que computa o ano de apuração contábil entre julho e junho do ano posterior.

Uma outra observação que deve ser feita é que o ano fiscal costuma ter a duração do ano civil (365 dias) ou do ano comercial (360 dias). Todavia, esse parâmetro pode variar de acordo com o ramo de atividades (uma companhia que tenha um ciclo de produção de 1 e meio não poderia proceder ao fechamento de contas antes do encerramento de seu ciclo produtivo).

O exercício fiscal é, em geral, dividido em 4 trimestres, subdivisão necessária para computar as oscilações de desempenho, fluxo de pagamentos, cumprimento de obrigações, etc. No fim desses períodos, costuma-se proceder à divulgação de Demonstrativos de Resultados e balancetes, diferentemente do fim do período em que balanços patrimoniais e outras escriturações contábeis mais completas, são realizadas a fim de mostrar o desempenho fiscal preciso de uma companhia.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play