Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Amortização

Amortização é um termo muito comum no universo das finanças pessoais, bem, como na contabilidade. Embora o raciocínio seja o mesmo nas duas áreas, pequenas distinções técnicas nos levam a diferentes compreensões. Vamos explicar o significado do termo do ponto de vista da área de finanças pessoais e mostrar como uma amortização pode influenciar em sua vida.

Amortização, do ponto de vista financeiro, nada mais é do que o abatimento do saldo devedor de um determinado financiamento através do pagamento de prestações mensais. Esse abatimento pode se dar pelo simples pagamento mensal das parcelas de suas dívidas, ou pelo adiantamento de parcelas (por exemplo, caso de um cidadão que tem R$ 100 mil de endividamento, o qual deveria ser pago em 120 parcelas de R$ 1.000,00, e decide “amortizar” 50% dessas dívidas).

Existem diversos tipos de sistemas de amortização oferecidos pelas instituições bancárias, tais como a Tabela Price, o SACRE e o SAC.

No SAC, as prestações iniciais são mais altas e vão decrescendo conforme vai sendo realizado os pagamentos mensais, semelhante ao que ocorre no SACRE, com a diferença que é, nesta última, as prestações abatem os juros desde o começo.

Já a Tabela Price é um sistema bastante diferente das outras duas modalidades. Nesta, o valor das parcelas é constante, sendo que a maior parte dos juros são pagas nas parcelas iniciais. Na prática, esse sistema implica numa garantia maior para o banco de que os juros serão pagos, uma vez que as parcelas inicias são mais carregadas com juros do que nos demais sistemas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play