Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Administração ativa

Administração ativa é um termo muito comum no mercado de ações e que, mesmo assim, muitos traders (investidores) ainda não conhecem com precisão. Vamos a algumas explicações que tornará essa expressão muito mais clara; entretanto, antes de qualquer coisa, é necessário saber o que é um fundo de investimento.

Um fundo de aplicações (investimento) nada mais é do que uma forma de aplicação financeira coletiva, em que um grupo fechado une capital para formar uma carteira de investimentos única, cuja rentabilidade deverá ser repartida entre todos os participantes, na proporção do dinheiro investido. A administração ativa é uma terminologia própria desse cenário, já que todos os fundos devem ter um gestor de carteiras, um especialista do mercado que irá definir estratégias de composição, visando alcançar o lucro esperado.

Entretanto, existem dois tipos de gestores: os que gerenciam as carteiras de acordo com técnicas de administração ativa e os outros, com elementos da administração passiva. O primeiro caso se refere ao administrador que busca escolher cuidadosamente algumas ações da bolsa, visando obter rentabilidade que supere o desempenho dos índices do mercado (rentabilidade acima do benchmark do mercado).

Por outro lado, pratica administração passiva todo gestor que elabora uma carteira igual ou semelhante à que compõe um índice (como o bovespa). O objetivo, neste caso, é muito mais modesto, ou seja, apenas conseguir rentabilidade em linha com os principais índices do mercado financeiro nacional (por exemplo, se o retorno da bovespa ficou em 2%, esse mesmo percentual de retorno em um fundo já estaria bom para um gestor “passivo”).

Optar por uma carteira de investimento que se mova de acordo com técnicas de administração ativa ou passiva depende do perfil do investidor e suas expectativas de retorno (lembrando que quanto maior o potencial de retorno, maior o risco).

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play