Guiabolso Cast

O Guiabolso conecta você às melhores ofertas de acordo com seu perfil e momento financeiro. O Guiabolso conecta você às melhores ofertas de acordo com seu perfil e momento financeiro.

Regulamentação e implementação do Open Banking no Brasil

No dia 05 de Maio, aconteceu mais uma edição do Guiabolso Cast, um evento semanal do Guiabolso B2B, que vai falar sobre Open Banking. Nesta edição, Thiago Alvarez, CEO do Guiabolso, conversou com Carlos Jorge, sócio da Mirow & Co, além de Secretário Geral do Open Banking no Brasil, sobre como têm sido a regulamentação e implementação do Open Banking no Brasil.

O Open Banking basicamente dará poder para o cliente decidir quem pode ou não ter acesso a essa informação com segurança e regulamentação. O BACEN espera que o Open Banking ajude a estimular os usuários a procurar produtos que sejam melhores para o seu perfil e que torne o mercado financeiro mais competitivo. Na primeira fase, o escopo foi chamado de dados abertos e foi disponibilizado para as instituições financeiras os canais que elas podem trabalhar. Já a segunda fase é a primeira fase que realmente entrará em dados do cliente e as instituições começaram a compartilhar os dados dos clientes, é claro, com o consentimento do usuário em questão, que será implementada dia 15 de julho. A convenção da fase três vai acontecer em torno de duas principais regras: iniciador de pagamento e encaminhamento de proposta de crédito, essa implementação deve acontecer em agosto.

É esperado que até o final de 2021, já exista a estrutura definitiva do Open Banking Brasil, composta pelo conselho deliberativo, pelos grupos técnicos e por fim, o secretariado. Principalmente porque depois de uma pesquisa, chegamos a conclusão de que o brasileiro é muito aberto para a adesão de compartilhamento de dados e que por isso, precisamos que tudo funcione bem e seja seguro.

A data para implementação da fase 2 do Open Banking deve acontecer dia 15 de julho, que sim, é um prazo agressivo. Agressivo, mas possível. Para algumas instituições que bebem direto da fonte acabam tendo alguns benefícios, mas todas as instituições obrigatórias para essa segunda fase estão trabalhando bastante para entregar tudo no prazo pré-definido.

Caso tenha perdido o evento e queira assisti-lo na íntegra, nós estamos no Youtube e Spotify.

2 minutos de leitura

Você também pode se interessar

MAI 19 12:00

Como o Open Banking alavanca a estratégia digital dos bancos

Saiba mais
MAI 26 12:00

Transformação do setor bancário pelo Open Banking

Saiba mais